Este é o blogue do Nuno Gomes, mau futebolista mas incrível jogador de campo minado. Se não quiseres comentar publicamente, não hesites em escrever para aulasdeviolino@lsi.pt. Para consultas urgentes, contactem-me no messenger com aulasdeviolino@hotmail.com. Os meus livros para troca.
segunda-feira, janeiro 31, 2005
RECORRÊNCIAS as gajas boas e as gajas boas (2)
Anabela Mota Ribeiro. Linda de morrer, boa, culta. Não queria falar mal dela porque qualquer dia apresentam-ma e ela lembra-se das minhas bocas. Mas, a rematar as qualidades que enumerei na primeira frase, digo: nunca conheci uma mulher (aparentemente) tão inteligente que fosse tão trenga como ela. Trenga mesmo.
'Impressionam-me os gatos. Parecem-me sempre os mais ensimesmados de todos os mamíferos com os focinhos altivos e aqueles olhos de quem espera algo que não alcançará tão cedo. Em criança, experiência partilhada por multidões incontáveis por esse mundo fora, tive um gato. Chamei-lhe Leonardo. Na altura não achei explicação para o nome, pareceu-me apropriado e pouco mais. Hoje, à luz de uma maturidade entretanto adquirida à custa de alguns sacrifícios, os do costume, percebo que era uma homenagem a priori ao grande génio da Renascença que foi Leonardo da Vinci. E o Leonardo, o meu, mais modesto de barbas do que o seu homónimo famoso, não deixava de exalar aquela aura de encantamento quase místico pelo saber do seu pequeno mundo felídeo.'
Muitos são conhecedores. O que diferencia os bons dos 'outros' é o que se faz com o conhecimento.