Este é o blogue do Nuno Gomes, mau futebolista mas incrível jogador de campo minado. Se não quiseres comentar publicamente, não hesites em escrever para aulasdeviolino@lsi.pt. Para consultas urgentes, contactem-me no messenger com aulasdeviolino@hotmail.com. Os meus livros para troca.
quinta-feira, outubro 28, 2004
RECORRÊNCIAS nossos irmãos
"A isto diremos que percebemos com a regiom de Entre Douro e Minho ou Bracarense umhas semelhanças e similitudes com respeito a origem étnica, antropológica, as condiçons físicas de entorno e inlcuso polo idioma comum que nos levam a assumir certas características conformadoras da nacionalidade galega, que provenhem já da época romana e pré-romana." em Barbosa, José Manuel - GALIZA E PORTUGAL: UMHA OU DUAS NAÇONS?
Já penso nesta questão há algum tempo, e o que tenho lido apenas tem confirmado a teoria: o norte de Portugal e a Galiza partilham a mesma origem, tendo sido durante muitos séculos um reino. Com a entrada em cena de D.Afonso Henriques e da Reconquista Cristã, a Galiza foi perdendo muita da sua força, até que nos últimos séculos a imperialista Espanha tentou sugar-lhe também o carácter. Agora fala-se em independência, ou mesmo na união com Portugal.
Noto muitas características comuns entre a Galiza e o Norte de Portugal. Existe a clara semelhança geográfica. As culturas são também semelhantes. Acima de tudo, a língua une-nos. Enquanto que no resto de Portugal os nortenhos são alienados por trocarem os Vs por Bs ou por dizerem 'pom' em vez de 'pão' ou 'som' em vez de 'são', os galegos falam como nós e escrevem como falam. O 'pom' e o 'som' não são deformações do português correcto, mas antes um português mais próximo da sua origem. Peço desculpas a todos os leitores do Sul, mas eu sou o que falo.