Este é o blogue do Nuno Gomes, mau futebolista mas incrível jogador de campo minado. Se não quiseres comentar publicamente, não hesites em escrever para aulasdeviolino@lsi.pt. Para consultas urgentes, contactem-me no messenger com aulasdeviolino@hotmail.com. Os meus livros para troca.
quarta-feira, agosto 04, 2004
LEITURAS O Conde d'Abranhos
Grande Eça, autor nascido na Póvoa mas nada poveiro. Não se pode dizer, também, que tenha pertencido a algum sítio específico. A sua prosa foi universal, com epicentro em Portugal. A sua carreira diplomática foi também viajante. Acho que conheceu muita coisa em vida, o que transparece nos seus livros.
O Conde d'Abranhos não é dos seus romances mais trabalhados, longe de obras-primas como Os Maias ou O Crime do Padre Amaro. Oferece, ainda assim, uma panorâmica da classe política e da sociedade em geral que espanta pela sua actualidade. Façam o seguinte exercício: leiam o que se segue ignorando que estou a falar do século XIX.
1_Os interesses do poder são múltiplos e nada claros;
2_O debate político é essencialmente demagógico;
3_Existe uma constante apelo ao passado, e as referências estão no estrangeiro;
4_Discute-se constantemente a velocidade dos veículos;
5_Está largamente difundido o nepotismo;
6_Existe uma grande alternância entre governos;
7_Fazer parte dum governo pode equivaler-se a pertencer a um conselho de administração de uma empresa;
8_É subsistente a ideia de "Portugal não vale nada";
9_Hierarquização da sociedade.
Comparação: 1_Continua na mesma; 2_Continua na mesma; 3_ Continua na mesma; 4_ Apesar de nós discutirmos automóveis e eles coches, continua na mesma; 5_ Apesar do nepotismo ser proibido por lei, continua na mesma; 6_ Isso já não; 7_ Isso já não; 8_ Continua na mesma; 9_ Com algumas diferenças, continua na mesma.