Este é o blogue do Nuno Gomes, mau futebolista mas incrível jogador de campo minado. Se não quiseres comentar publicamente, não hesites em escrever para aulasdeviolino@lsi.pt. Para consultas urgentes, contactem-me no messenger com aulasdeviolino@hotmail.com. Os meus livros para troca.
domingo, junho 27, 2004
RECORRÊNCIAS poveirinho
De onde sou eu? Antes de europeu, sou ibérico. Antes de português, sou do Norte. Antes de ser do Porto, sou da Póvoa. A Póvoa é uma nação.
Não sou o único a dizer isto. Quando o grande herói poveiro, Cego do Maio, foi condecorado pelo rei D. Luís com a Grande Cruz de qualquer coisa, ele virou-se e, espantado, respondeu: "Português? Eu sou do reino da Poiva!" E rematou, dizendo "Pegue lá uma manadinha de beijinhos para os seus cachopinhos." Herói e simpático.
Há outra história, desta vez da rainha Dona Amélia, que cruzava o Atlântico e interpelou uns pescadores. "De que reino sois?" Obviamente que os pescadores não conheciam a senhora e responderam, humildemente, "Do reino da Poiva!"
Só para esclarecer todos, incluindo a Clara Ferreira Alves mas também muitos poveiros: póvoa DE varzim e não póvoa DO varzim. Depois não digam que não expliquei.