Este é o blogue do Nuno Gomes, mau futebolista mas incrível jogador de campo minado. Se não quiseres comentar publicamente, não hesites em escrever para aulasdeviolino@lsi.pt. Para consultas urgentes, contactem-me no messenger com aulasdeviolino@hotmail.com. Os meus livros para troca.
sexta-feira, abril 23, 2004
CRÓNICAS carnaval em Viseu III
Nunca mais acabo isto… Ainda há uns dias fui ameaçado pela Mafaldinha para a incluir nas minhas crónicas. A Mafalda foi a minha anfitriã em Barcelona. Outra coisa não poderia ser, ela praticamente exigiu a minha presença no apartamento. Eu ficava no quarto do alemão-ausente-na-neve, a Carlinha ia para casa da alma-gémea. Sim, a Carlinha tem um amor inconfessado em Barcelona, a Glória. Só não é um amor físico porque nenhuma delas é abichada. Senão era um ver-se-te-avias.
A Mafalda andava com aulas e afins, não podia dispensar todo o tempo que desejaria para me acompanhar. Optei pelo inverso, acompanhá-la às aulas, para ver o que dava. Conheci a faculdade, bem fora da cidade (Vallés, com acesso por suburbano). Passei, obviamente, a parte gorda do tempo a focinhar na biblioteca, babado por um projecto da Sejima. Paredes de dezasseis centímetros, meu Deus! Conheci os parceiros de trabalho da Mafalda, andei a perseguir um passarito pelas enormíssimas salas de aula, e pouco mais. Outros dias ia ter com a Carlinha e a Glória para dar umas voltas. Visitei essencialmente que falhei das outras visitas, como a Batló, o Camp Nou ou a Caixa Fórum (aqui estava uma exaustiva, completíssima e bestial exposição do Dalí. E grátis). Não voltei à Sagrada Família, talvez a visite daqui a uns anos para ver os avanços. Também não fui ao Fórum, a mediática 'Parque Expo' de Barcelona. Se em Setembro a Expo se mantiver vou lá. Noutro dia fui às Ramblas ver um insignificante jogo da Liga Inglesa a um pub,… Não tinha muito que fazer, o que querem?! Houve um dia giro em que pus o meu avental de cozinheiro e assumi a identidade do chef Zé Manel para fazer uma das minhas especialidades, fêveras com natas. Uma delícia, convidados satisfeitos, o Barça ganhou. Tantas coisas, tão pouco jeito para contar. Aprendi umas coisas engraçadas. O dia da Catalunha é o 11 de Setembro. Uma parte substancial dos grandes jogadores do Barça eram bascos. Na Espanha não existe Primeiro Andar e Segundo, mas sim Entresuelo e Principal. O que é tramado para as costas, a Glória morava num 2º piso, que em português significa 4º andar. Também descobri que Barcelona é a cidade mais atrevida e agradável do mundo e o Barça a equipa com mais mística. E que a Catalunha é um PAÍS lindo. E que Setembro parece uma data tão longe para lá voltar!
Mongar é bom, e com uma cidade daquelas como pano de fundo...