Este é o blogue do Nuno Gomes, mau futebolista mas incrível jogador de campo minado. Se não quiseres comentar publicamente, não hesites em escrever para aulasdeviolino@lsi.pt. Para consultas urgentes, contactem-me no messenger com aulasdeviolino@hotmail.com. Os meus livros para troca.
segunda-feira, março 29, 2004
LEITURAS colmena
Ando a ler Colmena, do escritor galego Camilo José Cela. Como é em castelhano, ando sempre com o dicionário atrás. Não por obrigação, porque o livro percebe-se bem sem ajuda. É mesmo por curiosidade, quero melhorar o meu castelhano.
Ando a ler este livro há mais de um mês, o que me começa a preocupar. Não é este o ritmo que desejo. Assim acabo por conhecer apenas uma parte ínfima da literatura! Pucunina! A explicação acaba por ser bem fácil: falta-me o comboio. O comboio era óptimo por muitas razões: lia, via uma das paisagens mais belas do mundo, utilizava transportes públicos, descansava. Com o emprego em part-time em Figueira, sou obrigado a trazer sempre o carro. O que não é nada bom. Uma das coisas boas em trabalhar em Foz Côa era vir de comboio. Não vinha sempre de comboio, mas as vezes em que o fazia chegavam. Agora tornou-se impossível, com as aulas de alemão em Figueira, que acabam depois das sete e meia. Podia vir de comboio e depois de camioneta para Figueira, mas à hora do fim das aulas de alemão já não há camionetas, pois estão ligadas aos horários dos comboios.
Tentei simplificar a questão: ou alemão, ou comboio. Ou uma nova língua, ou livros.
Cheguei ontem a uma situação de compromisso, não sei se vai resultar: comboio numa semana, carro na outra. Nas semanas de comboio só trabalho, nas semanas de carro trabalho e tenho aula. Entretanto, vou estudando pelos apontamentos.
Tem de resultar. É que ainda não descobri o que quer dizer colmena e isso anda a chatear-me...