coisas do gomes
Este é o blogue do Nuno Gomes, mau futebolista mas incrível jogador de campo minado. Se não quiseres comentar publicamente, não hesites em escrever para aulasdeviolino@lsi.pt. Para consultas urgentes, contactem-me no messenger com aulasdeviolino@hotmail.com. Os meus livros para troca.
domingo, março 28, 2004
 
FICÇÕES
a volta da vida

Porque dizer que não, havia uma coisa na vida de Jorge que não funcionava assim tão bem. Tinha uma vida certa e acertada, não deveria ter dúvidas ou incertezas. O sopro de Deus tocara-lhe o topo da cabeça, levantando-lhe ligeiramente o cabelo e dando-lhe uma vida votada ao sucesso. Jorge Martins-Bairrada era um geneticista premiado, autor de setecentos e cinquenta e seis artigos em publicações científicas e mais de doze mil citações em trabalhos alheios. Tinha descoberto a cura para catorze doenças e tinha, no total, salvo a vida de mais de duzentos e dez milhões de pessoas, só na África sub-sahariana. Todos estes grandes feitos eram naturais para ele, não se lhe eriçava a pele enfrentando a novos desafios, mas crispavam-se-lhe as mãos com a ânsia de começar. Descendia de uma longa linhagem de guerreiros e pensadores, homens que ajudaram a fazer e a desfazer nações, credos e culturas. O que mais podia ser, senão grande? Tinha já ele uma extensa prole, que por sua vez já tinham tido filhos, todos grandes cidadãos e exemplos a seguir. Nada a apontar, nada. Só grandes qualidades, grandes feitos.

Até que um dia o seu ar de altivez tornou-se hediondo. Uma grossa e repelente espinha tinha-se encrostado bem no alto do seu nariz. A conferência de imprensa da tarde estava arruinada! Como iria anunciar ao país e ao mundo que tinha resolvido a teoria das espécies através da observação de salmonelas, com aquela calosidade ridícula a decorar-lhe o centro da cara? Desesperado, telefonou ao seu assistente e, com um choro de criancinha a intercalar-lhe as lágrimas, anunciou, derrotado, ‘tou bem fodido, Pedro, a minha carreira acabou! Buááááá!’. Pedro já conhecia bem estas crises, Jorge não conseguia aparecer em público sem a certeza de que brilharia. Por isso era tão esmerado no seu trabalho, por ser algo que podia controlar. Mas ninguém controla o seu próprio corpo, e era o corpo que Jorge mais detestava. Este era talvez o seu pior defeito, e a sua grande falha. Negar aquilo que lhe Deus lhe tinha dado.

Pedro pousou os óculos, apertou com os dedos a zona entre os olhos, suspirou duas vezes e disse, pausadamente: ‘Doutor, já o vou buscar, vai comigo a um sítio, ok?’ Meia hora depois chegaram ao destino: La Salete, esteticista. "Se nos safarmos desta nem sei que faça!" pensava Pedro, enquanto puxava o doutor do banco de trás do carro. Jorge entrou no salão de beleza com suores frios e uma dor horrível no estômago. La Salete, como sempre, recebeu o cliente com um sorriso aberto e disse, pausadamente, ‘doutor Bairrada, que honra, faça o favor de se sentar.’ Então, seguindo um esquema mil vezes repetido, espremeu-lhe a espinha, desinfectou-a e cobriu-a com base. Nada mais fácil, nada mais difícil para Jorge.

Nas semanas seguintes Jorge largou todos os compromissos anteriores e casou com La Salete, criando então o famosíssimo salão “La Salete e Jorge, Estética e Genética".




Powered by Blogger

Site Meter Portugal No Seu Melhor CouchSurfing Technorati Profile

POR DATAS

09.03
10.03
11.03
12.03
01.04
02.04
03.04
04.04
05.04
06.04
07.04
08.04
09.04
10.04
11.04
12.04
01.05
02.05
03.05
04.05
05.05
06.05

LIGAÇÕES

ficheiros

Projectos Académicos pdf

denCidade doc pdf

Concursos / Prémios Literários mdb

o que ninguém lê

Três contos (e uns trocos) zip página

ANTES DO FIM pdf página

partilhas

MARI

Circo do Futuro

bloguíssimos

Às vezes Azul

Alexandre Soares Silva

Ironia do Destino

Gato Fedorento

Mágoa

blogues blogues

FDR

Don Rodrigo

Cannibal Café

Neu(t)ras

Vitriolica

esquecidos

O meu Pipi

Brazileira Preta

Journal of White Apples

Mais ou Menos Virgem

Flor de Obsessão

Violeta Hardcore

Poiva

O Poveiro

Pé de meias...

Trenguices

flogues

Vitoria Carmo

Eduardo Dacosta

Shuggy

amigos

Anekee

Gemidos

Comboiadas

Perpetual Spiral

Os Amigos do Alex

Flogue da Elisabete

Flogue da Elisabete 2

A Póvoa do meu primo

Flogue do Jorge S.

Ruizinho

Sabela

eu gosto de

IMDB

Público

Indymedia

Retrolounge

The Urban Pioneer Project

Metro do Porto

Mark Ryden

Raku-gaki

Adflip

literatura

Ficções

ArcosOnline

Luis Fernando Verissimo

Bookcrossing

galiza

Nunca Máis

Gentalha do Pichel

Aduaneiros sem Fronteiras

Portal Galego da Língua

Indymedia

arte urbana

Banksy

Wooster Collective

Stencil Revolution

Ojopinta!