Este é o blogue do Nuno Gomes, mau futebolista mas incrível jogador de campo minado. Se não quiseres comentar publicamente, não hesites em escrever para aulasdeviolino@lsi.pt. Para consultas urgentes, contactem-me no messenger com aulasdeviolino@hotmail.com. Os meus livros para troca.
quinta-feira, março 18, 2004
ESQUIZOS dicionário
Outro dicionário, outra forma de descrever a doença.
"Doença mental de fundo psicótico, caracterizada conforme o tipo, por incoerência mental, distúrbios na vida afectiva e emotiva, comportamento negativista, perda de contacto com a realidade e ensimesmamento."
Quanto a ideias, zero. Posso tentar contar uma história com um narrador participante. Hum, podia ser um amigo do esquizofrénico, e não o gajo em si. Assim podia enquadrar as duas história. Inventava um tipo (não um doutor, isso seria óbvio) mas um amigo de dois esquizofrénicos. Os esquizofrénicos podiam ser um rapaz e uma rapariga, duas pessoas difíceis mas com muito amor dentro, muita entrega, mas muito presos, com dificuldades em ligar o que existe cá fora com o que têm lá dentro. De interagir com os outros, de ser sinceros também, pois vão ser sinceros como? Vão ser sinceros em relação ao mundo interior ou ao exterior? Segundo as definições, o esquizofrénico vive duas realidades, a externa e a interna. Isto pode não ser uma situação invulgar, mas eles têm dificuldade em gerir as duas. Se juntar dois esquizofrénicos, será que eles se conseguem amar por dentro? Interagir com as mentes, apenas? Falando, ou não falando, tocando-se? Ou falando e tocando-se?